Lei Seca Maricá | Thalita Costa - Um flagrante desesperador das filas nos serviços de saúde oferecidos pelo poder público municipal de Maricá. Pessoas que precisam de exames médicos ficam por mais de 8 horas esperando na frente do Centro de Diagnóstico para fazer a marcação pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O descaso é tamanho que a fila estava chegando até um supermercado, localizado na Rua Pref. Joaquim Mendes.
São pessoas simples das mais diversas comunidades de Maricá que sem recursos financeiros buscam ajuda na hora da doença na secretaria de saúde. A dona de casa Francisca Maria está com três filhos menores de idade doentes. Ela procurou a secretaria de saúde para fazer a marcação dos exames solicitados pelo médico, para isso, ela chegou ao local de marcação às 5 horas da manhã e até a hora que nossa reportagem esteve no local às 10h da manhã ainda não havia sido atendida.
Centenas de idosos, gestantes e crianças dormem ao relento para garantir um beneficio que todos os brasileiros têm direito, a saúde gratuita de qualidade. As filas na marcação de exames em Maricá não são de hoje. Mensalmente na primeira semana do mês a mesma peregrinação acontece, famílias carentes de todo o município esperam ser atendidas e a maioria delas volta para a casa sem conseguir marcar o exame devida a grande demanda e a baixa quantidade de vagas oferecidas.
Já a paciente, Maria Machado opina que está muito satisfeita com os funcionários e o atendimento médico no local. Contudo, a paciente acredita que a demora para conseguir ficha e ter de esperar na fila é um incômodo aos frequentadores. "Hoje eu tive de chegar às 5h30min, e até agora nada. Tirando a demora, estou satisfeita com o atendimento da Saúde da Mulher na cidade. Os médicos são muito bons”, enfatiza.
Nota da Prefeitura de Maricá
Com relação às longas filas formadas esta manhã diante do
Centro de Diagnóstico da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde vem a
público esclarecer:
- É determinação da Secretaria Municipal de Saúde que o Centro
de Diagnósticos faça a marcação de consultas todos os dias, não apenas no começo
do mês.
- A Secretaria fará uma averiguação para
apurar o que aconteceu e evitar que as filas se repitam.
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