Plano Diretor: Sociedade Civil e Imprensa se mobilizam

Maricá, 09/01/2012 -  Depois que a Prefeitura e a Câmara dos Vereadores rasgaram ao apagar das luzes o Plano Diretor de Maricá alterando-o numa manobra escusa que revoltou vários segmentos da sociedade maricaense, a imprensa de Maricá através da Tv Copacabana, Rádio Sideral, Barão de Inohan, Jornal Enter, Itaipuaçu Site, Lei Seca Maricá, Imbassaí Noticiado, Atlântico e Folha Litorânea começou a se manifestar e a mostrar para a população a "armação" contra o povo de Maricá.

O terreno, já vendido por quase R$ 60 milhões, já tem maquete e diversos estudos que, segundo informações, deverão trazer inúmeros empregos para Maricá. Um grande empresário estaria por trás do Pólo Naval, além de muitos políticos com diversos interesses.

Em Saquarema, a sociedade civil já se mobiliza com apoio do Ministério Público e nesta quinta feira dia 12 fará a segunda audiência pública para discutirem benefícios e malefícios para as populações dos dois municípios diretamente envolvidos - Saquarema e Maricá.

No Porto de Jaconé, fala-se até em carregamento de minério, o que tornará o porto altamente poluente, destruindo todo meio ambiente local, de lagoas e rios, fetando através de correntes marítimas cidades como Cabo Frio. Um grande grupo construiria uma estrada de ferro até o local.

Infelizmente aqui em Maricá, tudo se esconde do povo e nenhuma audiência pública ainda foi feita, mas diversos grupos estão se mobilizando para bloquear na justiça a armação do dia 14 de dezembro.

Muitas novidades irão aparecer durante essa semana.

Com informações do Barão de Inohan

Comentários

  1. SOU OCEANÓGRAFO, COM MUITOS ANOS CONHECENDO A REGIÃO DOS LAGOS. O PROJETO EM QUESTÃO COM CERTEZA TRARÁ VÁRIOS IMPACTOS AMBIENTAIS...
    EMBORA ESTA OBRA POSSA TRAZER PROGRESSOS É FUNDAMENTAL QUE EXISTAM ESTUDOS DE IMPACTO AMBIENTAL E RIMAS MUITO BEM FEITOS POR PROFISSIONIAS HONESTOS NÃO COMPROMETIDOS EM GANHAR "POR FORA" , COISA QUE ACONTECE MUITO.
    OS GOVERNOS E POLÍTICOS , SEMPRE GANANCIOSOS POR DINHEIRO E PODER VÃO TENTAR BOTAR ESSAS OBRAS PARA FRENTE DE QUALQUER JEITO COM PREJUIZOS AO MEIO AMBIENTE QUE DEPOIS SERÃO PROBLEMA DA SOCIEDADE...

    --QUAIS OS IMPACTOS DO DESMATAMENTO NESSA ÁREA DE RESTINGA BORDEJADA POR MATA ATLÂNTICA DA SERRA DE JACONÉ E ADJACENCIAS?
    -- SÃO PELO MENOS 3 OBRAS: PORTO NA ÁGUA, INSTALAÇÕES DE TERRA E GASODUTO . PORTANTO NO MÍNIMO 3 ESTUDOS DE IMPACTO DEVERIAM SER FEITOS....

    -- NÃO EXISTE NEM UM PLANO DIRETOR PARA ORDENAR A OCUPAÇÃO E LOTEAMENTOS QUE CRESCEM DESENFREADOS E SEM INFRA. O EMPREENDIMENTO RESPEITA OS LIMITES DAS ÁREAS NATURIAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, INCLUSIVE A MATA ATLÂNTICA DA SERRA DE JACONÉ E ADJACENCIAS ?

    --QUAIS OS IMPACTOS PARA A FAUNA E P/ O ECOSSISTEMA MARINHO? QUAIS OS IMPACTOS SOBRE O TRANSPORTE DE SEDIMENTOS MARINHOS?

    -- COMO VAI SE SUPRIR AGUA E ESGOTOS PARA ESSE POVARÉU QUE IRÁ TRABALHAR NESSE LUGAR?

    -- QUAIS OS BENEFÍCIOS E AÇÕES DE AJUSTES DE CONDUTAS SERÃO DEIXADOS PARA A POPULAÇÃO ALÉM DO DESMATAMENTO ?

    --COMO É QUE MARICÁ UM MUNICIPIO TÃO POUCO DESENVOLVIDO, PODERÁ ADMINISTRAR ESSAS OBRAS? O CENTRO DE PONTA NEGRA HOJE PARECE A ENTRADA DE UMA FAVELA , CHEIO DE BUTECOS, COM CENÁRIO BEM COMPROMETIDO. A ÚNICA COISA QUE SALVA É O MAR. O TURISMO É DOMINADO PELO POVARÉU DA FAROFA!! NEM PONTA NEGRA OU JACONÉ TEM CONDIÇÕES ATÉ AGORA PARA ASSIMILAR ISSO. A OBRA SERÁ IMPORTANTE MAS SERÁ QUE A POLITICAGEM MEDIOCRE VAI DAR CONTA DO RECADO?

    SERÁ QUE ESSES POLÍTICOS DA REGIÃO SOZINHOS VÃO AJUDAR A PRESERVAR O MEIO AMBIENTE DA REGIÃO E SEUS ULTIMOS REDUTOS? COMO É QUE FICARA O CENÁRIO DEPOIS? P MELHOR OU P PIOR CHEIO DE “COMUNIDADES” COMO FICOU MACAÉ?


    DEIXO ESSAS PERGUNTAS PARA OS LEITORES E ACONSELHO QUE AS PESSOAS QUE FISCALIZEM O QUE PRETENDEM FAZER. PORQUE AQUI É BRASIL. QUEM SE INTERESSA DEVE TOMAR CONTA PELO SEU PRÓPRIO BEM E DAS SUAS FAMÍLIAS.

    oceanographer@ibest.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.