A população de Saquarema está sendo convidada a participar do II Encontro sobre a instalação do polo industrial naval de Jaconé/Maricá, que acontecerá no dia 12 de janeiro, às 19 horas, no Clube Saquarema. Sob a coordenação de Hamber Rabello de Carvalho, o evento tem como objetivo promover ações que venham a esclarecer e a orientar a população, verdadeiramente, sobre o que irá ser implantado na região de Jaconé.
Tanto no primeiro encontro, realizado em novembro passado, como neste, os organizadores pretendem reunir e mobilizar todos os segmentos da cidade para buscar um parâmetro real de informações junto ao Ministério Público Federal, de maneira que haja uma orientação sobre a realidade dos investimentos na região. Com isso pretende-se ainda encontrar formas de administrar a convivência com a iniciativa econômica bem como colher seus frutos ou obter medidas compensatórias.
As primeiras informações extraoficiais dão conta de que a implantação do polo gerará empregos diretos no município, provocando imediato reflexo no atendimento do sistema municipal de saúde, nas demandas de vagas nas escolas, nos serviços de saneamento básico (água e esgotamento sanitário), moradia, segurança e tudo o mais, tendo em vista o deslocamento de mão de obra com suas respectivas famílias, egressas de municípios vizinhos e mesmo de comunidades dos bairros periféricos do centro de nosso estado. Ainda não se sabe, no entanto, qual o impacto que a atividade econômica causará no meio ambiente, podendo afetar, inclusive as belezas naturais da região, afetando sua aptidão para o turismo.
Escrito por Camilo MotaSeg, 02 de Janeiro de 2012 10:02
Escrito por Camilo MotaSeg, 02 de Janeiro de 2012 10:02
Ué...o investimento vai acontecer em Maricá e é em Saquarema que primeiramente fazem o debate?
ResponderExcluirCadê os esclarecimentos a serem dados a população do município sede do investimento?
Eu to vendo é que os empregos vão ficar pra saquarema, e Maricá ficar com os passivos ambientais, já que vão destruir o pedaço mais bonito da nossa cidade.
Ainda mais quue Saquarema agora tem escola técnica oferecendo um monte de cursos importantes e Maricá nada, só com cursinho de pedreiro.