Reportagem exclusiva do Jornal Enter

Malta Carpi considera injusto tirar do imposto do município para pagar pelas bolsas e entregá-las aos ostomizados, porque a ação obriga o governo municipal a obtê-las. "O Estado é que tem o dinheiro para isso. Então, ele (ostomizado) está punindo o município, quando deveria mover uma ação contra o Estado", disse Malta Carpi.
"Os ostomizados não são da competência do governo municipal. O governo estadual tem um local para entregar as bolsas para os ostomizados. A competência é do Estado", esclareceu o secretário sobre as ações, cerca de 23, que existem contra o governo de Quaquá para entregar as bolsas.
Luta dos ostomizados
A Associação dos Ostomizados de Maricá vem de uma luta para que a Secretaria municipal de Saúde de Maricá chame para si a responsabilidade de distribuição das bolsas coletoras (fezes e urina) para os ostomizados.
Em novembro de 2009, através da Justiça, pediram a prisão do secretário de Saúde por descumprir sete decisões judiciais em favor das pessoas ostomizadas. Em dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Maricá voltou a descumprir a Lei e as decisões judiciais, segundo a associação.
Segundo um artigo no site da associação, cita o exemplo de "dona Nanci - idosa com mais de 89 anos, sobrevivente de um câncer que dilacerou suas entranhas e moradora de Itaipuaçu - continue sendo vilipendiada por pessoas que não tem compromisso com a vida alheia e com o respeito aos direitos humanos. Por que negar a essa debilitada mulher o seu direito de acesso as bolsas coletoras de fezes, como manda a Lei e as decisões judiciais?", afirma o artigo.
(Texto original em http://www.ostomizadosecia.com/2009/12/ostomizados-de-marica-voltam-pedir.html#ixzz1YaOB4oPA publicado no blog Ostomizados e Cia.)
Quem tem acesso as bolsa coletoras
A “Pesquisa sobre bolsas coletoras”, promovida pelo site Ostomizados e Cia, teve por objetivo obter informações a respeito de como se dá o acesso às bolsas coletoras de fezes e de urina pelo público ostomizado brasileiro. Essa pesquisa foi respondida por 313 (trezentos e treze) pessoas e apresentou o seguinte resultado:
- 51% dos pesquisados recebem suas bolsas de uma Prefeitura;
- 21% dos pesquisados compram suas bolsas;
- 15% dos pesquisados recebem suas bolsas de uma Associação;
- 9% dos pesquisados NÃO TEM ACESSO as suas bolsas;
- Menos de 1% recebem de um parente e;
- Menos de 1% por decisão judicial
Texto original em http://www.ostomizadosecia.com/#ixzz1YaL7vNeC
publicado no blog Ostomizados e Cia.
Comentários
Postar um comentário
ITAIPUAÇU SITE - MÍDIA LIVRE E OFICIAL DE NOTÍCIAS DE MARICÁ - O Itaipuaçu Site reserva o direito de não publicar comentários anônimos ou de conteúdo duvidoso. As opiniões aqui expressas não refletem necessariamente a nossa opinião.